Sobre Rita Camilo

A dança como inspiração desde os 9 anos de idade. E o “não” como mola propulsora de sua vitoriosa carreira.

Rita Camilo iniciou sua escola de dança há mais de 25 anos. Mas, tudo começou na infância quando gostava de montar coreografias e shows com as amigas.

Formada em educação física, cursou também balé, jazz e dança de salão. Chegou em Guarulhos no início dos anos 90 e não encontrava espaço nas escolas locais onde pudesse trabalhar. Por atuar como professora do Sesi-398, conseguiu espaço cedido pela Sociedade Amigos da Vila Augusta para iniciar o trabalho ali com as crianças que se interessavam pela arte da dança.

Apesar da precariedade das instalações na época, o número de alunos foi aumentando e Rita Camilo consagrou o elenco – formado por adolescentes de 12 a 15 anos – no 1º Festival de Dança em Guarulhos, com a coreografia “Perhaps Love”, levando ao delírio o público presente no Estádio Thomeuzão e ganhando destaque na mídia local. Com isso, Rita ganhou notoriedade, recebendo convites para apresentações em programas de TV e para ser coreógrafa da cantora e apresentadora Mara Maravilha. Além de fazer a abertura de diversos programas, como o Especial Sertanejo, da rede Record, programas da Eliana e Sílvio Santos, do SBT, participou de inúmeros festivais em Guarulhos, São Paulo, e várias outras cidades e estados.

Seu trabalho foi sendo ampliado, aprimorado e ganhou projeção mundial. Um dos destaques foi a aprovação em uma seletiva para representar o Brasil com uma de suas bailarinas em Berlim, Alemanha. No Brasil, participaram do maior festival de dança do país, em Joinville, e em 2015, a Escola de Dança Rita Camilo inaugurou sua segunda unidade, na Vila Galvão. 

Com quase três décadas de tradição na cidade, a Escola de Dança Rita Camilo possui uma equipe fantástica de professores, uma estrutura bem montada e cerca de 800 alunos, além de espetáculos que ultrapassam 1500 lugares. O mais recente, em dezembro de 2018, teve três sessões lotadas no Teatro Renault, em São Paulo.

Em sua trajetória, a escola formou diversos professores e bailarinos profissionais, que hoje atuam no exterior e em grandes companhias, contribuindo para despertar a consciência da importância da arte da dança na formação de cidadãos melhores, desfrutando de uma vida mais plena e feliz.


Rita Camilo destaca como diferenciais de sua escola o acolhimento, a qualidade das aulas, o respeito à individualidade e o ambiente familiar. E conclui filosofando, “Agradeço a Deus, a todos os meus funcionários e minha família. Digo que devo muito aos ‘nãos’ que recebi, pois isso me fortaleceu. Talvez se alguém tivesse me aberto portas, eu estaria até hoje dando aulas em alguma escola. Estaria feliz de qualquer forma, mas as negativas me fizeram seguir em frente, com uma história de garra e muita luta, mas de muitas conquistas.”